A sua história começa em 1868, numa altura em que o mercado de Vila Nova de Gaia funcionava ainda ao ar livre junto ao “Cais da Vila”, e apenas mais tarde, em 1896, com a vedação feita com grades de ferro, mas ainda sem cobertura, passa a ser conhecido como o “Mercado da Praia”.
A grande modificação dá-se em 1904 quando é construído o edifício que perdura, na sua grande parte, até ao momento, e é nessa altura que abre o famoso mercado do peixe, bem conhecido pela comunidade envolvente e Grande Porto.
Em 1937 o mercado volta a sofrer alterações, e é nessa fase que é albergada a atividade do Mercado Beira-Rio, com as suas típicas bancas de fruta e legumes.
É a 13 de setembro de 2017 que o Mercado Beira-Rio, agora com nova gerência- a Fachada Oceânica Construção e Exploração- inaugura as suas instalações ao público, reajustando o próprio conceito do mercado à nova dinâmica que se estava a assistir na cidade de Vila Nova de Gaia e no Porto.
Este conceito vem trazer ao mercado um espírito mais inovador e contemporâneo, mantendo, no entanto, a essência da sua história. Com esta reabertura o objetivo foi conjugar o mercado tradicional com o mais contemporâneo e moderno, havendo desde produtos frescos como fruta, legumes e carnes, até aos restaurantes, bancas de vinho e cerveja artesanal.
É sobretudo um mercado que promove a “partilha” de sabores e culturas, sempre com a tradição subjacente, sendo assim um espaço que incentiva os seus visitantes a testarem várias combinações gastronómicas.
Em plena marginal de Vila Nova de Gaia, o Mercado da Beira-Rio está muito próximo da cidade do Porto, tirando partido do movimento entre as duas margens do Rio. Do outro lado da Ribeira do Porto, junto à Ponte D. Luís I.
É mesmo aqui ao lado.
Mercado Beira-Rio
Copyright © 2024 Mercado Beira-Rio - Todos os direitos reservados.
Fornecido pela GoDaddy